1º ANO HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA



Olá turma, vamos fazer uma breve viagem pelo continente africano?
Assistam, opinem!

Um comentário:

  1. Tema da aula: Conceituando Cultura:

    Culto, inculto: Cultura?
    O que é culto, inculto? É ter cultura ou não?
    Os índios, em 1/05/1500, quando os portugueses chegaram no Brasil, tinham cultura?
    Quais os elementos que diz, afirma que a cultura difere da natureza?
    Natureza é diferente de cultura?
    Os negros têm cultura? Como se manifesta? Quando foram trazidos da África, eles tinham cultura?
    Qual é a cultura do povo brasileiro?


    Cultura é uma qualidade de uma coletividade e não pertencente à determinada parcela da população ou pertencente a um país. Pensar, falar de cultura é um ato de mergulho na criação de um povo, de uma sociedade, é conhecer seus valores, sua religião, sua música, dança literatura, poesia, enfim, em tudo que está sendo produzido por uma coletividade. Sendo, portanto, dispensado o pensamento de culto e inculto. Não porque um povo fala inglês o outro português; não porque um é detentor de música clássica o outro de MPB, pagode ou arrocha não porque um detém obras de escultura de Davi o outro de Salvador Dali, o outro de capoeira, que deve ser conceituado de inferior ou superior, de culto ou inculto.

    Saber ler, escrever, fazer música clássica, pagode, arrocha, MPB, ser artística de diversas áreas da arte, nada disso é qualidades para definir um grupo, um povo ou sociedade como cultura inferior ou superior. Sua produção é a expressão de como ele se comunica com o mundo, natureza, cosmo. Não existe hierarquia, melhor ou pior e, sim, qualidades de se comunicar diferente.

    Os portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram um povo que denominaram de índios por acharem que tinham chegado à índia. Esse povo tinha sua forma de vestir, falar, comer, se sustentar, falar com os deuses, cantar etc. essa cultura foi aos poucos sendo destruído pelos colonizadores

    Os negros, antes de serem trazidos, escravizados pelos europeus, tinham sua forma de vestir, de dançar, de comer, de falar com os deuses, de pintar, de cantar, de se comunicar com o cosmo, natureza, própria de sua sociedade.

    Hoje, o que podemos definir como cultura brasileira?Existe cultura negra, indígena, branca, presente em nossa sociedade? O candomblé é uma cultura brasileira?O pagode é uma cultura brasileira?A MPB é uma cultura brasileira?O que nos definem como brasileiro? A nossa identidade é indígena, africana ou européia?

    Se somos soteropolitano, baiano, brasileiro, não temos identidade afro, indígena, européia?
    Dois são os conceitos de cultura, o primeiro do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar. Quer dizer, o cuidado do homem com a natureza. Donde: agricultura. Significava, também, cuidado dos homens com os deuses. Donde: culto. Significava ainda, o cuidado com a alma e o corpo das crianças, com sua educação e formação. Donde: puericultura em latim significa (puer) menino (puera) menina.

    No século XVIII, cultura a passa a designar os resultados da formação ou educação dos seres humanos, resultados expresso em obras, feitos e ações e instituições: as artes, as ciências, a filosofia, os ofícios, a religião e o Estado. Torna-se sinônimo de civilização.

    No segundo exemplo de cultura percebemos a cultura como o reino das possibilidades, da finalidade livre, das escolhas racionais, dos valores, da distinção entre bem e mal, verdadeiro e falso, justo e injusto, sagrado e profano, belo e feio: Culturas, as obras humanas que se exprimem em uma civilização; em segundo lugar relação estabelecida entre os humanos entre, socialmente organizado, estabelecem com o tempo e o espaço, como os outros humanos e com a natureza, relações que se transformam e variam. Relação do homem com o tempo e no tempo, sinônimo de história, transformação racional constante.







    ResponderExcluir